quinta-feira, 13 de agosto de 2009


Maceo Parker
Roots & Grooves





A militância altruísta guiou o trabalho do saxofonista Maceo Parker ao longo de seus mais de 40 anos de carreira. Além de inocular nobres legados como a fidelidade ao SoulJazz, colaborou para a construção de linguagens-símbolo do gênero, sedimentadas por referências com as quais trabalhou como George Clinton, Bootsy Collins e a maior delas, James Brown.
Parker atua como bandleader desde o início dos 70, quando debutou em vôo solo com “Doing’ Their Own Thing”, amparado pela sugestiva All the king’s men, banda na qual figuravam seu irmão Melvin e o inseparável trombonista Fred Wesley, ambos egressos da banda de Mr. Dynamite. Hoje, à sua lista somam-se 17 álbuns solo.
No mais recente, o duplo ao vivo “Roots & Grooves”, o músico homenageia Ray Charles, executando – inclusive cantando – clássicos de sua trajetória como “Busted” e “Geórgia on my mind”, dividindo palco com a alemã WDR Big Band. Destaque para a versão vibrante de “Hit the road jack”. Como o título nos revela, depois das raízes, que venham os grooves! O segundo disco traz composições do saxofonista revitalizadas por novos arranjos. A impagável “Pass the peas” defendida como carro-chefe pela lendária “The J.B’s” nos 60, conta com os característicos vocais em uníssono, fecha o disco com 17 minutos de puro êxtase e rouba a cena.



Maceo Parker_Hit the road Jack | Online recorder

Nenhum comentário:

Postar um comentário